2007-08-24

"Vampiros desalojam Harry Potter nos EUA"


Noticia sobre o sucesso da saga de Stephenie Meyer publicada no Jornal de Notícias de 2007/08/18.

"Vampiros desalojam Harry Potter nos EUA


Uma história de vampiros para adolescentes acabou com o reinado do mago Harry Potter na lista de vendas dos Estados Unidos, onde o último livro escrito por Joanne K. Rowling ocupa agora a segunda posição.

De magos a adolescentes, parece ser essa a mudança de gosto dos americanos que esta semana decidiram trocar as aventuras de magia idealizadas pela escritora britânica pelas de sangue e vampiros oferecidas pelo livro "Eclipse", da norte-americana Stephanie Meyer.

Depois de três semanas como o livro mais vendido na maior parte das livrarias do país, "Harry Potter and the deatlhy halows" deu lugar a este livro de aventuras dedicado ao público juvenil, que ocupa a primeira posição na lista elaborada pelo diário "USA Today".

Na sua primeira semana, "Eclipse" conseguiu vender cerca de 250 mil exemplares em todo o país, um número muito longe dos 11,5 milhões que colocou o tão aguardado livro de Harry Potter nos tops nos sete dias que se seguiram à sua publicação, a 21 de Julho. A série literária criada por Meyer, que jamais tinha alcançado a primeira posição nas listas de vendas do país, conta as aventuras de uma adolescente que se apaixona por um vampiro, em livros que misturam a fantasia e o amor.

"Parece que neste género há um vazio para histórias em que os mais jovens não consomem drogas ou têm relações sexuais", assegurou ao "USA Today" a autora que publicou os números anteriores da série em 2005 ("Crepúsculo um amor perigoso") e 2006 (Lua Nova).

Mãe de família a viver no Arizona, Meyer disse que nunca imaginou tornar-se escritora quando começou a escrever o primeiro livro de vampiros que idealizou, depois de sonhar numa noite com uma jovem que falava com um atraente vampiro.

As histórias de Meyer agradam especialmente à raparigas, segundo a escritora, que admite que todas as personagens "mesmo os vampiros, têm pensamentos religiosos, apesar de não se poder dizer que as histórias sejam religiosas"."

Fonte: Jornal de Notícias

32 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lazy Cat disse...

Bem... o Harry Potter não podia continuar a vender eternamente, não é? Por isso, dizer que os vampiros destronaram o feiticeiro... bem, isso é um bocado relativo.

Agora, a verdade é que já li os Deathly Hallows, mas ainda não i o New Moon (quanto mais o Eclipse). Bem, mas eu não sou americana, não é? =P

Rute Pinto disse...

Até fico contente com a noticia. Nunca fui fan de HP mas sou fan de SM. Os livros são viciantes.. Ainda nao tive oportunidade de comprar o 3º livro.. Que o bichinho pela continuação da historia continua ca..

Anônimo disse...

Acho que não há nada como termos o livro e saborear cada página não sou fã de ler os livros sem os comprar.

Black Absynthe disse...

Eu não fazia a menor idéia de quem era Stephenie Meyer afinal, mas qualquer coisa vale para acabar com esse lixo de Harry Potter. É o pior tipo de leitura já lançado a respeito de magia e ocultismo, mesmo deixando claro que o assunto em questão é puramente ficcional, ou alguém acreditana Terra Média ?

Paulie Hollefeld

Anônimo disse...

EU gosto de Harry Potter. _Nã acho que seja um lixo. Se se ler bem acaba por nos transmitir alguma oisa de importante embora nao o pareça. Enfim, só mesmo para esclarecer aqui. De resto sobre os livros de Stephenie Meyer não há nada a dizer. Enquanto não o acabei de ler não descansei. É espectacular mesmo :D

Anônimo disse...

Concordo... mal posso esperar por 31 de Outubro!

Lazy Cat disse...

Posso fazer pirraça, posso? =P Já li o New Moon e o Eclipse. =P

Sabes aquela sensação de vazio que fica depois de um livro devorado?... Pois... É isso.

Anônimo disse...

que inveja lazy... que tal?

Lazy Cat disse...

mary, li-os tão avidamente que acho que... vou rele-los! lol
Pensei que não fosse gostar tanto do New Moon, por mudar um pouco de "cenário", mas adorei na mesma. Já o Eclipse, pareceu-me um bocado pastilha elástica. Não se pode dizer que tenha muita acção, mas tem muita coisinha para nos entreter, ficamos a conhecer melhor alguns personagens secundários, o que também tem o seu interesse.
Seja como for, adorei os dois livros. =)

Anônimo disse...

como é que arranjas-te os livros?

Anônimo disse...

Que sorte Lazy... não queres adiantar nada?lol!tava a abrincar...gostei muito do teu blog

Lazy Cat disse...

Eu disse algures num comentário a um post passado que não tinha achado a tradução do Crepúsculo das melhores. Deixo aqui um exemplo:

"And I never looked a free truck in the mouth — or engine."

"Além disso, nunca tinha observado o motor de uma pick-up."

Ora bem... Isto é uma frase dita pela Bella, que apenas à meia dúzia de frases atrás tinha dito que não percebe um cú de carros nem de mecanica. Que interesse teria ela em observar um motor?!

A tradução devia ser algo do género:
"Além disso, a pick-up dada não se olha o dente. Ou o motor, no caso."

É apenas um exemplo com que me deparei logo no início do livro... Traduzir palavras é fácil. Agora, traduzir expressões idiomáticas, pelos vistos, não é para todos.

Se calhar sou eu que sou picuinhas, mas estas coisas irritan-me um bocadinho. É por isso que prefiro ler no original (ainda por cima não sendo muito complexa, a linguagem empregue.)

Lazy Cat disse...

E também me irrita só reparar nas minhas gralhas depois de já ter enviado a mensagem :P

Anônimo disse...

Sinceramente fico felississima com esta noticia. Ja não era sem tempo que os livros do Harry Potter descessem, pois eu não aprecio muito o HP.
Relativamente a saga Luz e Escuridão, tenho a dizer que esta preencheu o vazio que havia em mim, ja li os dois primeiros livros, nos espaço de duas semanas e estou muito tentada a rele.los, enquanto espero pelo terceiro.
Acho que os livros da Stephenie Meyer sao dirigidos as meninas, mas penso que alguns rapazes também os deviam ler, porque um bocado de sensibilidade nunca fez mal a ninguem.
O livro eclipse ja saiu ca em Portugal??? Eu ainda não o vi em nenhuma livraria, será que alguem me poderia dizer quando e que sai???

Anônimo disse...

"Anonimo" lol.. o livro sai dia 14 de fevereiro, dia dos namorados... ja n posso esperar mais..... xD

Anônimo disse...

Adoro estes livros! Já li os dois primeiros 2 vezes e estou ansiosa pelo terceiro!! E não sei se já sabem mas a SM está a escrever o quarto, "Breaking Dawn"! Eu tambem li todos os livros do Harry Potter, não acho que sejam maus mas sinceramente estes são muitissimo melhores! É viciante!

Anônimo disse...

Esta msg do dia 26 é de outro anonimo! Não sou a mesma dos comentarios de cima... =)

Anônimo disse...

para ser sincera eu antes gostava da saga HP mas começava a tornar-se meloso... urgh!

esta saga da stephenie meyer é realmente um vício, mal posso esperar para que saia o...
... ECLIPSE
*efeito dramático*

yeah! wizards were beaten!
vampires rules! *evil laugh*

Anônimo disse...

... e eu li o primeiro capitulo do "midnight sun" e nem imaginava que pudesse ser tão interessante.

apenas um comentário:
POBRE EDWARD!
...o que ele sofreu no primeiro dia de aulas da Bella =S

Anônimo disse...

Os livros são espectaculares, lindos!
O Harry Potter foi muito bom mas algo tinha que continuar e a saga Luz e Escuridão fica acima para mim ,em muitas razões...

Anônimo disse...

Eu li o "Crepúsculo" da Stephenie Meyer e digo que é excelente. Muito bom mesmo. O vampiro e tudo o mais é excepcionalmente idealizado, nota-se pela escrita. Concordo quando dizem que já estava na hora de dar lugar a algo novo. Harry Potter foi algo estrondoso, tanto no campo literário como no cinematográfico mas já chegava de tanta popularidade. J.K. Rowling ficou milionária logo no primeiro livro e com os restantes por pouco nao construiu um poço de petróleo no jardim, e nada que não tivesse sido merecido já que a ideia parte toda da cabeça dela.
O post já vai extenso por isso dou por terminado.. :)
P.S- Gostaria que passassem pelo meu blog, e que comentassem se não fosse muito incómodo. Obrigado desde já.
http://quandoomundonaochega.blogspot.com .

Anônimo disse...

vou vos contar como foi!
estava eu toda chatiada por o filme que ia ver ao shopping ainda demorar totil a passar e fui a uma libraria que havia por lá... vi o livro de stephenie meyer " lua nova" e apesar de nao me ter entusiasmado muito decidi compra - lo porque ja tava a demasiado tem po sem ler, o que eu adoro faxer. so quando cheguei a casa e que me apercebi que aquele era o segundo livro da colecçao, e que o primeiro era o crepusculo! no dia seguite comprei - o. quando comecei a ler foi simplesmente entusiasmante! nao conseguia parar! acho que nao comi sequer! so sei que eram 4:00 da manha quando eu acabei o livro ! no dia seguinte lia o "lua nova" mas desta vez demorei cerca de 2 dias a le - lo pelo choque que foi desde o principio ! foi horrivel e nao me consegui conter em ir ver as paginas pra frente, na parte em que voltava a falar do edward! fiquei tao viciada que na semana seginte nao me consegui conter em voltar a le - los ! espero agora pelo eclipse em portugues e esta a ser dificil de aguentar . tal como ja aqui disseram e uma sençao horrivel de vazio!! foram defenitivamente os melhores livros que ja li ate agora!!

Anônimo disse...

Bem gente, eu amooo Harry Potter e adorei os livros, mas tb amoooo a Saga luz e escuridão e estou apaixonada por Bella e Edward...
Outra trilogia que tb amo é a saga das pedras magicas, quem ainda n teve oportunidade de ler leia pq é otimooo.....

Anônimo disse...

Nao te como! harry Potter ... um dos melhores livros de todos os temposs..
nao pode ser desbancado!!
o crepusculo é muito bom.
mas nao chega aos pés"!
E é um estilo diferente! O crepusculo é mais romance!

Anônimo disse...

Adorei a saga do Harry Potter, li todos os livros.
Comecei agora a ler o livro "Eclipse", e apercebi-me que a história já tinha dois volumes anteriores.
No entanto, a escritora, faz bastantes retrospectivas, o que permite compreender a história mesmo começando deste 3.º volume.
Já vou na página 350, o que me permite já tirar algumas conclusões, as quais são bastantes positivas. De facto trata-se de um livro bastante cativante, embora considere que não chega à magnificência da saga de Harry Potter e muito menos à do Senhor dos Anéis, uma verdadeira relíquia de imaginação.
No entanto, parece-me um livro indispensável e bastante cativante, que recomendo.

Luis Salgueiro

Anna disse...

Não tem sexo.. ah tá, conta outra. alguém aqui já leu breaking down? u______u

Anônimo disse...

[red]saint
Adorei os livros de Stephanie Meyer,são lindas histórias de amor ke muitos adorariam vivenciar,apesar de serem ficticias...
li os livros, crepusculo,lua nova,eclipse e amanhecer e adorei todos,espero ke essa saga continue,pois adoraria saber como vai ser o desenrolar desse romance.Adoraria saber o ke vai acantecer com Renesme e Jacob...

saint disse...

NOSSA,adorei os livros de Stephanie Meyer,crepusculo,lua nova,eclipse e amanhecer,espero ke pebliquem logo luz e escuridão na versão de Edward,são lindas histórias,viciantes esses livros.
Espero saber o ke vai acontecer com Renesme e Jacob.Essa saga vai continuar?

Anônimo disse...

Gostaria que a saga crepúsculo continuasse. A história poderia ter continuação com Jacob e Nessie e os pais ( Bella e Edward) teriam seu papel como protetores de Nessie....
...Seria tão bom saber o que aconteceu com eles...
A história ficou incompleta sem um final feliz para Jacob.
Será que o outro meio-humano não virá brigar pelo amor da Nessie quando ela estiver adulta??
.....Ficarei esperando pela continuação dessa saga.

Anônimo disse...

Harry Potter será sempre Harry Potter, e a saga Luz e escuridão só veio ganhar terreno porque após vários anos de vendas da JKRowling já muitos somos os que conhece decor as aventuras do jovem feitiveiro.
Stephenie Meyer é uma grande escritóra no seu contexto mas não me parece que desaloje algo como JKRowling... todos têm os seus momentos de glória.

Anônimo disse...

Saga crepúsculo com sangue? Kkkkk... Vampiros vegetarianos e purpurinados? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

"E o veado se apaixonou pela mula..."

Ou seria, "E as mulas (fãs) se apaixonaram pelo veado"?